24 de fevereiro de 2015

O tempo certo, afinal...


1489997
Toda a gente sabe que em Fevereiro os morangos não estão capazes pela simples razão de que não estamos a meio de Março. É assim. Com tudo. Há o tempo disto e o tempo daquilo e até o tempo de coisa alguma. E esse é o tempo certo.
Mas vi-me com dois quilos de morangos fora da época - e agora mais dois. Fazer o quê? O mesmo que se faz na vida: trabalha-se o que não se pode para que se possa - é a puta da alquimia, serve para tudo como a banha da cobra. Possa quê? No caso, comer. Olhe, compota. Basta água, açúcar moreno, sumo de limão e casca de limão; tiram-se os pés e as partes verdes/brancas dos morangos e cortam-se em bocados, junta-se à calda. Acrescenta-se Lambrusco - doce. Quantidades? Sempre menos de metade do peso da fruta em açúcar, água a cobrir. E de limão?, um fio, de Lambrusco, vá, um cálice. Não esqueça a baunilha. Mexa de vez em quando.
fotografia 2
Quando reduzir e estiver pronto há-de dar um frasco e meio destes. Sirva com um folhadinho de Brie ou Camembert com pimenta preta. Ou com biscoitos de manteiga. Torradinhas. E o bem que sabe o tempo errado...
fotografia 1