10 de novembro de 2014

Bollywood de trazer por casa


BOLLYWOOD, BABY
Não é exactamente um segredo bem guardado que, quando era pequenina, adorava musicais. Não queria apenas ser Cyd Charisse a dançar no jardim com Fred Astaire, ou soviética e de gola alta numa estética que jamais me passou de moda cheia do vigor e humor dos Red Blues, e a minha avó imperativa páre! vendaval... Nem queria ser apenas a Eliza Doolittle a ameaçar o seu rico Henry Higgins, just you wait, ou a Leslie Caron nas minhas primeiras pontas chegadinhas por correio de Londres para sonhar melhor com Um Americano em Paris. Não.
Ia ver filmes indianos. Todos. Eram para Maiores de 6 porque não havia beijos nem gente nua. Não se beijava em Bollywood ainda que, de repente, aparecessem bebés. Na verdade eram muito exemplares e conformes à catequese aqueles filmes. Havia de passar-se tudo a toque de Espírito Santo. E eram mesmo muito shakesperianos, inimizades familiares, castas, vinganças, amantes contrariados a morrer de amor. Até porque já tinha lido Shakespeare em banda desenhada, percebia a potes de Shakespeare. O grande problema não era o guião apesar de a minha avó dizer ao meu avô antes de ele me ir deixar à porta do cinema ao lado de casa: tudo o que essa miúda precisa é de argumentos. O grande problema eram os argumentos não escritos: a overdose colorida, rebrilhante, enfeitada, adornada de jóias dos pés à cabeça e, enfim, a vida dançada a tempo inteiro.
Que posso dizer em minha defesa? Nada. A minha avó estava certa.
Já não vejo filmes indianos. Mas a dança, Bollywood, é agora um género que pegou de moda para minha grande sorte. E aquela linguagem corporal decomposta em sílabas até eu a aprendo tantos anos depois.
Há quem caminhe em direcção à velhice, e há quem ande sobre a linha da infância. Que posso dizer em minha defesa? Gosto de dançar. Não se consegue ser triste enquanto se dança e tenho o vício da alegria.
Resumindo: ando nisto, na escola outra vez, mas as professoras são Janani Chalaka de Bombay Jam e Madhuri Dixit, super-estrela de cinema.
Se não tiver paciência passe logo para os 03:25

Este é um belo canal para subscrever, o da menina Madhuri.