20 de setembro de 2014

Um tiro no pé, perdão, na língua: os meus sobrinhos em chinois



ESTAREI A FALAR CHINÊS? NÃO, PARECE QUE NÃO ESTOU...

O mandarim foi incluído como terceira língua no currículo escolar do colégio onde estudam os meus dois sobrinhos. A primeira língua é o inglês, a segunda o português.

Os colegas são portugueses, russos, brasileiros, angolanos, chineses, holandeses, ingleses... enfim, o recreio é uma Babel onde, vá-se lá saber como, se percebem lindamente.

Sexta-feira, antes do jantar, estavam os dois no banho. A minha irmã terá dito que era hora de saírem. Terá insistido. E eles perdidos de festa, nada. 
A minha irmã:
- São horas de sair do banho! Estarei a falar chinês?
O meu sobrinho mais velho:
- Não mãe, a mãe está a falar português, em chinês tomar banho diz-se xízao, mas sair do banho ainda não aprendi.