28 de fevereiro de 2014

Cléo? C’est dommage...


GRANDES MISTÉRIOS DO UNIVERSO VIII
É um grande mistério isto. Os homens são todos um herói qualquer, do Vaillant ao Corto Maltese vale tudo. As mulheres são todas Cleópatra ou Mata Hari. Quando se conhece alguém não se conhece quem quer que se seja que não seja um super-herói da bd ou da história.

Eu, por exemplo, sou a única mulher chata que conheço. Só eu é que sou chata. Todas  as mulheres são maravilhosas, sedutoras, empreendedoras, maduras, dinâmicas, seguras, apaixonadas, delicadas, o diabo a quatro. E eu sou chata. 

Uma das conversas que tive com o meu ex-marido, então marido, prova-o - ó meu Deus, foi há tanto tempo e posso dizer sem mentir que ainda sou tão chata como fui. Adiante. 

Ele oferecia-me livros. De preferência de autores que eu não conhecia e o diabo sabia que eu ia gostar deles. Isto é tudo verdade. Era, olhe, outro mistério: como é que alguém nos conhece melhor do que nós mesmos enquanto permanece um perfeito desconhecido? Enfim, de vez em quando oferecia-me Tolkien(s) em edições de capa mole, baratas, inglesas, porque sabia que eu os perderia. Gostava muito dos tolkiens. Uma noite, estávamos ambos a ler, eu o último Senhor dos Anéis que ele me havia dado de presente repetido e que já perdi, claro. Fechei o livro e interrompi-lhe a leitura:

- Achas que um dia fazem um filme disto?
- Não sei.
- Como é que não sabes, se já leste? Queres coisa mais cinematográfica?
- Não sei, se calhar fazem.
- E achas que é daqui a muito tempo?
- Como é que queres que eu saiba?
- Mas o que é que achas?
- Acho que seria uma grande ideia.
- Então achas que fazem?
- Acho.
- Mas isto é tão grande.
- Eliminam o que não é fundamental.
- E se cortam os ents?
- Os ents ficam.
- Mesmo assim é enorme...
- Fazem como a Guerra das Estrelas, em episódios.
- E se eu morro antes de ver todos?

Não me esqueci porque zás, mal me divorciei, toma lá senhor dos anéis no cinema, em episódios e com os ents. Vi todos, não morri antes - tem de me dar o desconto, casei muito novinha e divorciei-me quando as minhas amigas começavam a casar.

Bem sei, bem sei, sou mesmo muito chata. E também gostava de ser toda Cleópatra. Mas que quer? Mais cedo que tarde a plumagem caía-me e depois não se encontrava o pavão.